Melhores de Brasília: O Aquavit

Preciso dar nota pro ambiente?
Preciso dar nota pro ambiente?

Queria começar com uma imagem impactante e um lugar realmente de altíssimo nível. Pensei, pensei e resolvi colocar logo o que eu considero o melhor restaurante de Brasília (disparado) e um dos cinco melhores que já fui na vida. Pronto, o Aquavit é assim, um daqueles lugares que vc terá várias coisas para comentar para os netos daqui a 30 ou 40 anos.

Longe de tudo e de todos, o Aquavit fica no Setor de Mansões do Lago Norte, em Brasília, e é bem provável que vc se perca no caminho até lá. Não tem problema, se vc ligar perdido alguém te atende e te ensina como chegar como se vc fosse o único Cliente da noite no restaurante.

Tudo muito caprichado
Tudo muito caprichado

Por incrível que isso pareça, pode até ser verdade de vc ser o único Cliente no restaurante. O Aquavit é uma casa, com pouquíssimas mesas (na varanda são quatro, salvo engano) e ainda sofre um pouco com a falta de conhecimento das pessoas em Brasília, pois algum restaurante no seu nível em SP teria dias de fila de espera. As melhores mesas, sem dúvida alguma, são as da varanda que tem uma vista deslumbrante para o Lago Paranoá. De longe se vê Brasília e a calma do lugar é impressionante. Dá pra ouvir o chiado das panelas na cozinha, que fica logo ao lado e é aberta.

As melhores mesas estão na varanda
As melhores mesas estão na varanda

O atendimento é simples, feito pessoalmente pelo dono e chef do restaurante, o gente-boa Simon, dinamarquês e maior talento da cozinha de Brasília no momento.O Maitre é o sr. Vicente e no Aquavit vc conhece as pessoas assim, pelo nome.

Sim, é a casa do cara.
Sim, é a casa do cara.

O menu-degustação é a opção da casa e vc terá uma verdadeira aula sobre os pratos com o Simon antes de começar. Recomendo fortemente ir com o menu de vinhos, que harmoniza muito bem com os pratos e vc esquece de vez do preço (mas vale a pena).

Todos os pratos, com exceção do foie gras, estavam excelentes. O Foie Gras foi simplesmente um dos pratos que vou lembrar pra toda a vida, perfeito, surpreendente. A sobremesa também foi sensacional, uma Sopa de baunilha com frutas vermelhas, pudim de claras e caramelo de baunilha, acompanhando um moscatel muito bom. Resumindo: vc vai ser tratado como rei nesse lugar especial.

O menu do mês de abril, quando fui, está no link: http://www.restauranteaquavit.com/menu-do-mes/26-menu-de-abril-de-2009.html

Nota 9,8 num restaurante de classe mundial
Nota 9,8 num restaurante de classe mundial

Notas:

Ambiente: 5/5
Serviço: 5/5
Pratos: 4,5/5 – ia ficar chato dar nota máxima em tudo e num menu degustação tem sempre algo um pouco abaixo do perfeito 😉
Sobremesa: 5/5

Nota Final: 9,8 – Melhor restaurante de Brasília. Top 5 do Brasil. Fato.

 Preço: $$$$$ / 5 – mas é sensacional.

Anúncios

Autor: hungrygoat

Chasing the perfect restaurant

2 comentários em “Melhores de Brasília: O Aquavit”

  1. Caro,

    Eu ainda estou tentando formar opinião a respeito do Aquavit. Pessoas que conheço foram lá e não tiveram a mesma opinião que você, por conta do preço, exageradamente alto. A comida sim, maravilhosa, MAS o preço foi tão alto que ficaram incomodados. Poderia descrever o menu degustação e o que achou de cada prato?

    Parabéns pelo blog.

    Abraço

    1. Caro Umberto,

      Realmente o padrão de preço num restaurante como o Aquavit não é ir toda semana, mas eu vejo muito a relação entre o preço e a experiência, sabe? O Aquavit foi uma experiência muito superior do que outros como o Zuu, por exemplo. É uma briga boa, vou postar os pratos que comi pra tentar explicar melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s