Xapuri: o melhor restaurante de comida mineira do mundo

Cara de fazenda no Xapuri
Cara de fazenda no Xapuri

Dizem por aí que em SP come-se pizza melhor que na Itália. Que o melhor restaurante japonês do mundo fica em NY. Que Brasília tem um dos melhores restaurantes de peixes e frutos do mar do Brasil… coisas absurdas assim só não acontecem com a tradicionalíssima comida mineira. Copiada por muitos e fonte de uma das mais variadas e ricas cozinhas do mundo, Minas Gerais é sinônimo de uma comida simples, com muito gosto (leia-se gordura) e tempero. Pra não fazer papel de bobo (mineiro só disfarça ser bobo pra enganar os outros), resolveu-se que a melhor comida mineira do mundo ficaria na Capital Mundial de Minas, Belzonti (Belo Horizonte para os menos íntimos).

Tá certo que pra chegar lá vc terá que, literalmente, pegar o caminho da roça. O Xapuri fica escondido num quase sítio na região da Pampulha. É longe, principalmente para quem está na Zona Sul, que vai demorar uns 40 minutos para chegar lá. Vale cada minuto.

Música caipira ao vivo pra inspirar o paladar
Música caipira ao vivo pra inspirar o paladar

A “falsa simplicidade” é a marca registrada desta casa. O ambiente é rústico, sim, mas nada é esquecido no Xapuri. Desde a recepção até a sobremesa mais sensacional que já vi no Brasil, todos os detalhes são observados de perto pelos funcionários super-dedicados do restaurante. Parte da rede de restaurantes da Boa Lembrança, já tenho mais de 10 pratos do Xapuri, o restaurante preferido do meu pai (expert em comida mineira). Um deles é o memorável frango com catupiry na moranga. Ainda da lista de inesquecíveis do Xapuri estão a sobremesa, farta mesa de doces mineiros de todos os tipos e a linguiça (não necessariamente nesta ordem).

Melhor sobremesa de restaurantes nacionais
Melhor sobremesa de restaurantes nacionais

Ambiente bom não precisa ser sofisticado. Restaurante bom pode ter uma carta de cachaças maior que a de vinhos. Ficar longe de todos e gastar o mínimo com divulgação podem ser uma excelente estratégia de marketing. O Xapuri é assim, com um pouco de cada contradição, uma unanimidade. Você provavelmente vai se sentir mais confortável em uma das redes do restaurante que em muitas mesas sofisticadas dos outros lugares. Se for à BH, não deixe de conhecer, afinal quantas vezes você terá a oportunidade de ir num “melhor do mundo” ?

Notas:

Ambiente: 5/5
Serviço: 4/5 – muitas filas no domingo sem a devida organização
Pratos: 4,5/5
Sobremesa: 5/5

Nota Final: 9,3 – medalha de Ouro

Preço: $$$½ / 5 – surpreendentemente barato

Anúncios

Autor: hungrygoat

Chasing the perfect restaurant

7 comentários em “Xapuri: o melhor restaurante de comida mineira do mundo”

  1. A gordura é por sua conta…

    “já tenho mais de 10 pratos do Xapuri” (tenho dois 😦 ….)

    Menos a parte da gordura e a de Belzonti para os íntimos, concordo com todo o texto… e em questão de restaurante, o Xapuri pode ser o melhor de comida mineira do mundo, mas em questão de comida mineira, minha mãe é a melhor do mundo…

    E Victor Franco, os melhores botecos não estão na Pampulha… aliás… nem sei, não costumo ir por aqueles lados… de repente até tem… Só fui lá no Churrasquinho do Manuel, mas acho que fechou… era na orla da lagoa… apesar do odor em certas épocas do ano, pra quem é sinuqueiro é ótimo… e tem estacionamento! Ou tinha…

  2. Oi. Gostei muito do seu blog. Compensa mesmo vc se “libertar” para um site. Vou te adicionar como blog recomendado na minha página e me ajuda a divulgar o meu site tbm?
    Quanto ao Xapuri, tenho plano de ir conhecer. Já que vou a BH de vez em quando, visto que tenho primas nessa cidade. deve ser muito legal o restaurante. Obrigada pela descrição muito boa.

    http://www.dicasdathais.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s