BOMBA: O fim do Porcão Rio’s

Um lugar maravilhoso
Um lugar maravilhoso

O fim de uma era não é o fim do mundo. Na última semana a prefeitura do Rio de Janeiro definiu, em processo de licitação, que o imóvel hoje ocupado pela tradicional rede de churrascarias carioca Porcão terá novo morador, a rede Garcia & Rodrigues. Assim que a notícia foi divulgada, iniciou-se extenso debate sobre a validade de tal processo e a irreparável perda da identidade de um restaurante que virou um ícone da boa comida carioca. Apesar de toda a discussão a respeito de temas legais no processo de licitação (novidade?), liminares e mais liminares devem dar o tom da disputa agora e quem perde com isso são os Clientes, que não devem ver novos investimentos da rede Porcão até esta decisão e ainda vão ter que esperar muito tempo para ver o bom dinheiro do aluguel revertido para melhorias na cidade.

Caso de amor com o Rio

Não, o Porcão não nasceu naquele lugar maravilhoso, que fica ao lado do Aeroporto Santos Dumont com uma vista de tirar o fôlego para o Pão de Açucar. A rede surgiu no centro da cidade e só foi para o local há 11 anos, vencendo outro processo de licitação. A melhoria do local, antigamente ocupado pelo “Rio’s” (não conheci) é visível. O Porcão Rio’s deve ser o restaurante de maior faturamento da cidade, já que o lugar é espaçoso e a conta é salgada como a boa picanha que servem.

O ambiente sempre foi um ponto alto do Porcão
O ambiente sempre foi um ponto alto do Porcão

No processo de licitação, a oferta do Porcão ficou em R$ 24,9 milhões de reais pelos 6 anos de aluguel, enquanto que a rede Garcia & Rodrigues ofereceu R$ 36,9 milhões. A diferença é bem clara, são R$ 12 milhões a mais para os cofres da cidade e, independente do correto uso da bolada, como contribuintes devemos estar felizes com tal evolução. A saída da churrascaria, aliás, pode abrir espaço para mais inovações no Porcão, abertura de novas filiais como as excelentes que a rede possui em BH e em Brasília, portanto não vejo nada disso como um problema.

Vai ser traumático um domingo no Rio sem sua melhor churrascaria. O Porcão não é o mesmo em outros lugares, mas podemos nos surpreender com uma proposta ainda melhor e um aumento na competitividade, isso é bom pra cidade. O Porcão não é o Maracanã, não vão demolir o Cristo nem terraplanar a Lagoa pra construirem um estacionamento: o Porcão é só um restaurante. Que agora tem que buscar uma nova forma de se realizar ou provar rapidamente algum erro no processo.

Autor: hungrygoat

Chasing the perfect restaurant

8 comentários em “BOMBA: O fim do Porcão Rio’s”

    1. Oi Zé, conheço muito o Porcão, principalmente o Rio’s, onde 10 em cada 10 fornecedores da minha Empresa pagavam jantar no final do ano. Gosto de lá e acho uma pena o restaurante sair, mas o processo aparentemente foi dentro da lei.

  1. nadia
    Posted maio 24, 2011 at 1:05 PM

    No dia 22/05/2011 às 10:30 hs
    Na entrada do porcão Rios , um guarda municipal me abordou me perguntando se eu era funcionária, ou se iria frenquêntar a churrascaria , ou seja caso eu fosse a lazer , ele não deixaria eu entrar. mesmo assim respondí que iria pra churrascaria , chegando no estacionamento do porcão “área pública” veio um sujeito careca numa Van branca dizendo ser segurança da churrascaria , proibindo eu estacioanar caso eu não fosse pra churrascaria , dizendo que o estacionamento é exclusividade da churrascaria ,ok estacionei em outro lugar e fiquei de longe filmando a atuação desse cidadão , claro …ele estava recebendo ordens em função de seu trabalho . Vou acionar as autoridades desse país , vou vasculhar as condições legais de atuação dessa churrascaria em uma área pública , ainda mais tendo cobertura da guarda municipal que estava lá , me senti constrangida e humilhada com a minha família. Nossos impostos são pagos e vou fazer valer os meus direitos, a guarda municipal não foi criada pra isso não Senhor Prefeito, me aguardem…

Deixe um comentário

