Menu degusta…sono no Mok Sakebar

Na última quarta-feira o Mok Sakebar promoveu uma noite para comemorar o Dia do Sake (que seria no dia seguinte) com o renomado chef  Shin Koike, do Aizomê de São Paulo. A agradável casa da Dias Ferreira não estava lotada na “sessão” mais concorrida da noite, que começava às 22 horas, sinal que o preço de R$ 220 por pessoa não tinha sido bem digerido (ou divulgado?) para o paladar do carioca.

Noite de Shin Koike no Mok Sakebar
Noite de Shin Koike no Mok Sakebar

O menu começou com uma beringela frita com missô doce, uma entrada neutra, que não causa nenhuma comoção. Passamos então para uma outra entrada de ostra à milanesa, que começou a mostrar as habilidades do chef, seguida do excelente Unagui e foie gras grelhado, que para mim foi o melhor prato da noite. Nesse momento já era servido o primeiro sake premium da noite, uma excelente opção.

Depois disso foram servidos dois sashimis, igualmente ricos e bem preparados, mas a falta de preparação da casa para receber um evento daquele porte já se fazia evidente. Recebemos o segundo prato de sashimi antes do primeiro, o que causou o desconforto de ter que cobrar o garçom (“sabe aquele prato da mesa ao lado? pois é, eu não recebi…”). O tempo de espera entre os pratos estava muito alto, cerca de 30 minutos entre cada prato que se tornavam uma eternidade quando havia algum problema adicional no serviço.

Ambiente legal no Mok Sakebar
Ambiente legal no Mok Sakebar

Vieram os dois pratos principais, um namorado confit em azeite perfumado (excepcional) e  uma costeleta de cordeiro que, infelizmente, seja pelo sono ou pela falta de vontade com o serviço, ficou muito abaixo da proposta da noite. Os sushis foram servidos à 1 da manhã, quando já “acumulávamos” 3 horas de menu degustação. O sake não filtrado final foi o ponto alto das bebidas, mesmo com todas as excelentes opções de drinks que a casa proporciona (parabéns ao barman)

Sakê não filtrado pra ficar acordado (foto exemplo)
Sakê não filtrado pra ficar acordado (foto exemplo)

Tive que pedir um café para acompanhar a sobremesa e saí do Mok quase às 2 da manhã. Na mesa ao lado um casal quase dormiu no final. Na mesa grande na minha frente algumas reclamações, principalmente porque tinham pessoas mais velhas, que provavelmente não tem o mesmo saco que eu para esperar 4 horas por uma refeição completa. Mais uma vez, a certeza que o bom serviço ajuda muito na boa vontade com o paladar.

Falando em serviço, lembrei de uma história que li num livro do João Havelange sobre as Olimpíadas de 36 em Berlim (sim, as do nazismo). No dia da final do atletismo, Hitler entregou as medalhas na primeira competição do dia e foi alertado pelos organizadores da competição que não deveria entregar as medalhas, ou teria que fazê-lo para todos os atletas. Ele então parou de comparecer ao pódio olímpico e o evento foi conhecido pelo mundo como um caso flagrante do racismo do ditador contra os vencedores negros americanos. A história de cima serve pra ilustrar uma impressão de um leigo: o chef Shin Koike passou e conversou com várias mesas no local e deve ter ficado sem tempo para falar com todo mundo, até pelos atrasos nos pratos, mas não ter falado com todas as mesas (não passavam de 15) gerou comentários nos “excluídos”, um fato que poderia ter sido evitado. Eu mesmo queria perguntar pra ele várias coisas sobre os ingredientes e saí sem as informações. Fatos da vida, vamos às notas:

Notas:

Ambiente: 4/5
Serviço: 2/5 – sorry, mates
Pratos: 4/5
Sobremesa: 3/5

Nota Final: 6,5 – não valeu o preço.

 Preço: $$$$½ / 5 – caro.

Anúncios

Autor: hungrygoat

Chasing the perfect restaurant

9 comentários em “Menu degusta…sono no Mok Sakebar”

  1. 4 horas para comer… Eu sairia com fome e por esse preço ainda sairia com raiva e teria brigado com o gerente…
    Realmente o serviço faz toda a diferença… Se alguem acha que não, que compre a comida no supermercado…

    1. Concordo totalmente, LJ. Já fiz comentários sobre diversos restaurantes que pagam uma grana alta pros chefs, economizam nos garçons e mâitre e que não volto mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s